segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nossa História . . .

A Igreja do Calvário, situada no bairro de Pinheiros, entre a encruzilhada da Rua Henrique Schaumman e a rua Cardeal Arcoverde, apresenta uma bela história, começando pela chegada dos Passionistas no Brasil. A história dos religiosos teve todo um fluir de fatos interessantes desde o início do século vinte e que culminou no porto de Santos no dia 6 de setembro de 1911 com a chegada dos padres Fidelis Kent Stone, Modesto Machino e Martinho Hogan, vindos de Buenos Aires para evangelização no litoral do Paraná. Um convite, vindo do Mosteiro de São Bento, pedindo para que os padres Passionistas exercessem o seu ministério na capital paulista. Padre Fidelis e Marinho tinham a promessa de receberem para o seu serviço uma pequena construção que acomodaria uma igreja e um alojamento. No ano seguinte, dia 24 de janeiro de 1912, pisaram o solo paulista para ficar definitivamente, os padres Geraldo Cortesi, Camilo Bogna e o irmão Lucas Garcia Ramires, dispostos a levar adiante o ideal de evangelização, proposta do passionistas.
Em quatro de janeiro de 1913 começaram a construção do prédio da capela que foi inaugurado em 13 de julho de 1913. Por se ter tornado sede da Província recém criada e transformada também em Seminário Menor, houve a necessidade de ampliação do prédio e a capela cedeu lugar para a nova igreja.

Em 5 de agosto de 1923, foi publicado na revista “O Calvário” a planta da nova igreja iniciando a campanha para arrecadação de fundos para aquisição de materiais para sua construção.
Em menos de dois anos sua nave principal já estava pronta. No dia 3 de janeiro de 1926, data de aniversário natalício de São Paulo da Cruz, foi inaugurada oficialmente e celebrado o primeiro ato litúrgico. A partir daí, as obras de acabamento interno continuaram vagarosamente até sua inauguração definitiva em 19 de maio de 1930. O altar mor, em estilo romano barroco foi projetado por Benedito Calixto de Jesus Neto e sagrado por Dom José Gaspar em 6 de julho de 1940.

A famosa Igreja continua em atividade constante ate hoje, as atividades são exercidas pelos nossos religiosos e paroquianos através das pastorais, associações, movimentos e grupos envolvendo em torno de 400 paroquianos voluntários em aproximadamente 40 atividades e conta com a ajuda das religiosas passionistas do Colégio Santa Luzia e das religiosas Franciscanas do Colégio Stella Maris.

http://www.paroquiadocalvario.org.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário