quinta-feira, 27 de outubro de 2011

São Judas Tadeu

Amanhã, dia 28 de Outubro, comemoramos o dia de São Judas Tadeu, um dos doze Apóstolos de Jesus. O atributo de São Judas é a maça. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo juntamente com os outros Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro ou uma régua de carpinteiro.

São Judas teria nascido de uma família judaica em Paneas, uma cidade na Galileia que, quando foi posteriormente reconstruída pelos romanos, foi renomeada para Cesareia de Filipe. É quase certo que ele falava tanto o grego quanto o aramaico, assim como os seus contemporâneos naquela região, e que era um fazendeiro de profissão. Ainda de acordo com a lenda, São Judas era filho de Cleofas e sua esposa, Maria, uma irmã da Virgem Maria. Esta mesma tradição afirma que seu pai fora assassinado por sua devoção aberta e irrestrita ao Cristo ressucitado.

Suas relíquias se encontram supostamente na Basílica de São Pedro, em Roma, para onde teriam sido trasladadas e são veneradas até hoje.

O Santuário de São Judas se localiza no bairro na Avenida Jabaguara , 2.682 – Jabaguara – São Paulo. As comemorações, se iniciaram a partir das 5 horas de amanhã, com missas, shows e procissão. Quem tiver um tempo livre, não vale a pena perder.

Um bom resto de semana!




Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário